GONSTEAD METHOD
“Find the subluxation, accept it where you find it, correct it and leave it alone.” C.S. Gonstead
Esta é a segunda mais utilizada técnica ajustiva para o esqueleto axial nos EUA mas pode ser considerado o método mais importante, completo e efetivo de terapia ajustiva da atualidade. Até 1930, a técnica predominante na Quiropraxia era o HIO (Hole in One) de B.J.Palmer. O método Gonstead surgiu como um desenvolvimento e evolução das técnicas Palmer, com extrema precisão clínica e biomecânica, desta forma muito aceita e implementada na Palmer até hoje, como uma das técnicas mais tradicionais e eficiêntes da Quiropraxia.
O conceito Gonstead de Quiropraxia se caracteriza e diferencia dos demais métodos de Quiropraxia pela precisão no posicionamento e na execução do ajuste articular com uma base sólida de biomecânica e da Física. Todo engenheiro, carpinteiro ou arquiteto sabe a importância das fundações. Qualquer mudança na fundação pode causar uma grande quantidade de desvio na parte superior da estrutura e talvez o seu colapso.
A Fundação do corpo é formada pela cintura pélvica consistindo nos ossos do quadril e na coluna lombar promotora do máximo equilíbrio da coluna. Alterações dramáticas podem ocorrer no corpo quando houver desequilíbrio nos ossos do quadril, mas também em qualquer osso da coluna vertebral quando rotados ou desalinhados.
Trata-se de uma técnica especifica quiropratica que é distinta da técnica Diversificada porque se concentra principalmente em ajuste PA, em vez de ajuste rotativo e geralmente resulta em cavitação da articulação. Análise de raios-X, (espinografia), palpação e estudo do gradiente de temperatura, pode ser usado na tomada de decisão clínica (ou seja, qual o segmentos para manipular/ajustar). Cedeu os principais fundamentos para o desenvolvimento das técnicas Diversificadas (mais popular, simplificado e menos específico) e por isto o método Gonstead é o um dos primeiros métodos a serem ensinados nos EUA, considerando a forte fundamentação biomecânica.
Alguns princípios da técnica:
1 Somente através de uma análise completa se faz o ajuste necessário.
2 Menor número de ajustes e maior eficácia na correção.
3 Ajuste mais específico e eficaz possível na correção biomecânica.
4 Foco na Acurácia no ajuste sem provocar dor ou desconforto ao paciente.
![G2.jpg](https://static.wixstatic.com/media/8effa4_8f3db0c4ff9343a7a3648e20fc8b42ea~mv2.jpg/v1/fill/w_300,h_225,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/G2.jpg)
![G1.jpg](https://static.wixstatic.com/media/8effa4_85217f2c67234a7a88166875f00714a4~mv2.jpg/v1/fill/w_300,h_225,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/G1.jpg)
Gonstead Method é no ICV. O Instituto Coluna Vertebral foi o primeiro a realizar atendimento clínico no Gonstead Method em todo o Brasil por Fisioterapeutas. Ministramos em 2014 no 1°SBFQM o primeiro seminário de espinografia e primeira aula básica de listagens biomecânicas da PSC. De longe é a instituição mais experiente na prática clinica simultânea nas 3 modalidades do Gonstead Method. 1 Gonstead Bench 2 Gonstead Chair Technique 3 Knee Chest Table.
Subluxações agudas e cronicas. Todos que detêm a formação em Gonstead podem compreender o significado clinico deste diagnóstico com impacto direto na escolha da técnica, no prognóstico e na orientação do paciente.
Carga Horária:
Seminário de 30h Ministrados em 3 dias, divididos em 6 turnos.
Conteúdo:
– História, filosofia e fundamentos da técnica de Gonstead
– Biomecânica clínica segundo Gonstead
– Cinesiopatologia e estudo das listagens do método Gonstead
– Métodos de Diagnóstico para o método Gonstead
– Linhas de correção
– Radiologia
– Semiotécnica quiropráxica
– Técnica sacral de Gonstead
– Técnica pélvica de Gonstead
– Técnica lombar de Gonstead
– Técnica torácica de Gonstead
– Técnica cervical baixa
– Técnica cervical alta
– Mesa de Knee Chest
– Banco de Gonstead
Ministrante:
Dr. Pablo Fabrício Flôres Dias
PEC – Programa de Ensino Continuado ANAFIQ:
Este curso está credenciado ao PEC – Programa de Ensino Continuado, creditando horas para o programa de obtenção de Título de Especialista em Fisioterapia Quiropráxica.